PILOTO PRIVADO DE AVIÃO

Homem olhando um avião

Pilotar aviões é para mim?

Se você sonha em voar e deseja que esta seja sua profissão em um futuro próximo – Seja na aviação comercial ou executiva, ou mesmo para lazer ou hobby o processo de preparação é em particular o mesmo. Seus primeiros passos na aviação será no curso de Piloto Privado. 

Curso de Piloto Privado PP-A

No curso você aprende a pilotar aviões monomotores em condições visuais. E será capaz de voar solo, sem o auxílio de instrutores, ao longo do treinamento.

Como se tornar Piloto Privado em 5 etapas

1° Exame médico

Você pode fazer o exame médico de Segunda Classe, que é o exigido para o curso de PP-A em uma clínica especializada ou em médicos credenciados pela ANAC, existentes em várias cidades brasileiras.

Consulte a baixo as clínicas e médicos homologados pela ANAC.

2° Aulas teóricas


É hora de comprar seus livros, este curso não é obrigatório ser realizado em escolas homologadas, você pode estudar por conta própria ou realizar o curso presencialmente no Aeroclube de Biritiba Mirim.  O curso tem duração aproximadamente de três a quatro meses. As matérias estudadas são:

 

  1. Conhecimentos Técnicos;
  2. Meteorologia;
  3. Teoria de Voo;
  4. Navegação Aérea;
  5. Regulamentos de Tráfego Aéreo;

3° Exame teórico na ANAC

Após a conclusão do curso teórico, o aluno deve agendar e realizar o exame teórico da ANAC.

4° Treinamento prático

Após aprovado no exame da ANAC, o aluno poderá iniciar ou dar continuidade no seu treinamento prático para a conclusão do curso. O aluno pode realizar o treinamento prático em paralelo com o curso teórico. Porém, sem a aprovação na prova teórica da ANAC, ficará restrito até a 15ª hora de voo. Para continuar o treinamento, é necessário a aprovação na banca da ANAC. A partir desta fase do treinamento, o aluno estará recebendo instruções e desenvolvendo habilidades para executar o voo solo, e a frequência no treinamento é fundamental nesta fase.  Ao término das horas de voo e após a autorização do instrutor é realizado o voo de avaliação (Voo de cheque) para obtenção de Licença. 

5° Voo de avaliação "Voo de Cheque"

O voo de cheque é realizado por um Examinador Credenciado da ANAC, que dará aprovação técnica para obtenção da Licença de Piloto Privado de Avião. 

Agora você já é um Piloto!

Com a habilitação de Piloto Privado em mãos, o piloto estará habilitado a pilotar aviões monomotores em condições visuais, porém somente desportivamente ou em aeronave particular. Não poderá exercer nenhuma função remunerada. Para que o aluno dê continuidade na carreira, deverá realizar o curso de Piloto Comercial de Avião.